quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Maquete 3D, como começar?, Parte 1

Essa é a pergunta mais cruel que escutamos por ai no mundo dos iniciantes, confesso que já fiz essa pergunta varias vezes.

 A que conclusão eu cheguei!, O que posso dizer de imediato é o seguinte você vai precisar fazer um curso, e não tem jeito, não dá para utilizar soft de 3D somente na cara e coragem, se você é autodidata, ainda assim vai ter que utilizar tutoriais, não é impossível, mas não é recomendável, pois pode causar estresse e desperdício de tempo procurando onde esta certos comandos dos softwares.
Hoje é muito fácil conseguir tais informativos sobre o mundo 3D, a não ser que você queira utilizar um soft mágico que não existe é claro.

Pois bem, o primeiro passo é ESTUDAR desenho técnico e só ai escolher um curso de CAD 2D/3D, seja ele qual for, porque você sem sombra de dúvida vai ter que saber interpretar desenhos técnicos, vai te dar uma base para trabalhar com desenhos de toda natureza técnica.
Muitos programas de CAD também já tem um renderizador próprio, isto evita a instalação desnecessária de certos aplicativos (pluguins) para eles, depois de se acostumar com uma plataforma CAD, é aconselhável ser assim, deve-se passar para o segundo passo.

Escolher um programa de RENDERIZAÇÃO E ANIMAÇÃO 3D compatível com o programa de CAD 2D/3D utilizado antes, isso facilita bastante, uma integração total, um exemplo claro disso é o Autocad e o 3D Max, fabricados pela mesma empresa e altamente compatíveis.

Agora porque um programa de render e animação?, Os controles de câmeras, vídeo, iluminação, renderização, digamos são mais práticos e fáceis de utilizar, muitos também tem seu renderizador próprio evitando os (pluguins), aplicação de materiais, efeitos diversos, estes programas são preparados para isso, os programas de CAD são utilizados na sua grande maioria para desenhos 2D e não tem as facilidades de manuseio como um programa de render profissional.

Resumindo ESTUDE desenho técnico, aprenda um soft CAD e depois um soft de render e animação, você não vai perder nada com isso, e quanto à pós-produção? Isso fica pra depois em outro post.


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