Maquete 3D,
como começar?, Parte
1
Essa é a pergunta mais cruel que escutamos
por ai no mundo dos iniciantes, confesso que já fiz essa pergunta varias vezes.
A
que conclusão eu cheguei!, O que posso dizer de imediato é o seguinte você vai
precisar fazer um curso, e não tem jeito, não dá para utilizar soft de 3D
somente na cara e coragem, se você é autodidata, ainda assim vai ter que
utilizar tutoriais, não é impossível, mas não é recomendável, pois pode causar estresse
e desperdício de tempo procurando onde esta certos comandos dos softwares.
Hoje é muito fácil conseguir tais
informativos sobre o mundo 3D, a não ser que você queira utilizar um soft
mágico que não existe é claro.
Pois bem, o primeiro passo é ESTUDAR
desenho técnico e só ai escolher um curso de CAD 2D/3D, seja ele qual for,
porque você sem sombra de dúvida vai ter que saber interpretar desenhos
técnicos, vai te dar uma base para trabalhar com desenhos de toda natureza
técnica.
Muitos programas de CAD também já tem um
renderizador próprio, isto evita a instalação desnecessária de certos
aplicativos (pluguins) para eles, depois de se acostumar com uma plataforma
CAD, é aconselhável ser assim, deve-se passar para o segundo passo.
Escolher um programa de RENDERIZAÇÃO E
ANIMAÇÃO 3D compatível com o programa de CAD 2D/3D utilizado antes, isso
facilita bastante, uma integração total, um exemplo claro disso é o Autocad e o
3D Max, fabricados pela mesma empresa e altamente compatíveis.
Agora porque um programa de render e
animação?, Os controles de câmeras, vídeo, iluminação, renderização, digamos
são mais práticos e fáceis de utilizar, muitos também tem seu renderizador
próprio evitando os (pluguins), aplicação de materiais, efeitos diversos, estes
programas são preparados para isso, os programas de CAD são utilizados na sua
grande maioria para desenhos 2D e não tem as facilidades de manuseio como um
programa de render profissional.
Resumindo
ESTUDE desenho técnico, aprenda um soft CAD e depois um soft de render e
animação, você não vai perder nada com isso, e quanto à pós-produção? Isso
fica pra depois em outro post.
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