Mental Ray
Mental Ray é um Renderizador (motor que dá acabamento, após
modelagem, animação e/ou texturização em projetos diversos) desenvolvido por
Mental Images (Berlim, Alemanha), utilizados em softwares de modelagem 3d, como
3ds Max, Maya, Softimage XSI, etc. É um dos únicos renderizadores quase que
fisicamente corretos.
Mental Ray é um dos melhores
renderizadores proprietários do mercado. A qualidade das imagens produzidas por
ele é indiscutível. Hoje em dia ele vem integrado ao 3dsmax, como uma opção ao
Scanline render do Max. Como um dos softwares mais utilizados no mercado para
renderização. A principal característica do mental Ray é a realização de alto
desempenho por meio do paralelismo em máquinas com múltiplos processadores e em
ambas as fazendas de renderização.
A Mental Images foi comprada em
dezembro de 2007 pela Nvidia. Como o nome implica, ele suporta ray tracing para
gerar imagens. Suas características de fotorrealismo são comparadas ao
RenderMan, utilizado pela Pixar, sobre as quais esta detém algumas vantagens e
desvantagens. Por exemplo, recursos como GI (iluminação global) foram apoiados
pelo mental ray longo antes de poderem ser encontradas em RenderMan. Mental ray
tem sido utilizada em vários filmes, incluindo Hulk, The Matrix Reloaded &
Revolutions, O Dia Depois de Amanhã e ultimamente no Poseidon.
O Mental Ray é um programa de render a parte, disponível
para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D,
não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds Max como o Final Render, Brazil
Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de
cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds Max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds Max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem linguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, Softimage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuía todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds Max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds Max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds Max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem linguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, Softimage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuía todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds Max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.
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