sábado, 9 de janeiro de 2016

Maquete 3D, como começar, Parte 4

Nossa lista esta aumentando, agora chegou o momento da pós-produção, o que é isso?, preciso mesmo saber de pós-produção?, em que momento eu devo aplicar na maquete eletrônica?, posso delegar neste momento?, então vamos as respostas.

Vai precisar saber sim, até porque a principio é você que vai fazer tudo sozinho, somente depois poderá delegar a outro na forma de pagamento ou em parceria, a pós-produção esta completamente ligada ao trabalho 3D e ao 2D também, porque quando você for utilizar deste momento estará utilizando de softwares 2D, tais como fotoshop, Corel Draw, Gimp e diversos outros softwares de tratamento de imagem e vetorização, obviamente você deverá escolher o que mais você se adapta e aprender a usa-lo, novamente vale dizer não é preciso ser especialista em programas de tratamento de imagem e vetorização pois com o básico pode-se chegar a bons resultados.

A pós-produção entra quando você finalizou o que se pretendia na maquete, digamos que foram produzidas seis imagens de câmeras no programa de render, então abra as imagens no programa de sua preferencia e comesse, se for necessário pode-se utilizar um programa de edição de imagem para ressaltar algo extremamente útil ou acrescentar detalhes de enfeite tais como árvores, carros, pessoas, céu, objetos diversos, sim esses detalhes podem ser inseridos depois na maquete para não comprometer o tempo de render final no soft 3D, deve-se fazer de tudo para somente utilizar esses soft de imagem quando realmente for necessário.

Como foi dito você tem que saber o necessário a princípio, somente vai delegar se poder pagar alguém para fazer a pós-produção ou se estiver em parceria com alguém que sabe fazer, delegue e se preocupe com outras coisas.

Você já recebeu aqueles folhetos no sinal de trânsito com propaganda de lançamento imobiliário?, observou que ali tem imagens de maquetes eletrônica?, pois passe a observar, ali na maquete eletrônica tem pós-produção, você verá a pós principalmente no realce da iluminação, a folhagem utilizada não é a do programa de render 3D, as pessoas, os objetos, comece a perceber os detalhes, então entenderá tudo que esta sendo dito aqui.

Percebe também que no mesmo folheto a uma imagem ou varias da plantas baixas do local toda colorida, com camas, armários, tv, tapetes, cozinha montada, banheiros montados, jardim e etc?, a isso chamamos de planta humanizada, ou seja é a planta baixa de um determinado projeto com aspecto de casa decorada e pronta para ser habitada. Os mesmos soft que você aprendeu para pós produção vão ser utilizado aqui, para isso antes de tudo procure ter um pacote de blocos e texturas que serão utilizadas neste processo, vale lembrar que se a vista escolhida como na maioria dos casos é a de topo você deve utilizar blocos na vista topo ou seja de cima, não erre neste tipo de humanização pois pode gerar muitos problemas.
Não instale recursos avançados dos softwares de imagem e vetorização, é provável que não precise deles, a não ser que já esteja acostumado, tratar imagem de maquete não é o mesmo que tratar uma fotografia do século 19, é bem mais simples, procure saber o básico dos softwares escolhidos e pronto. 

Nossa lista:

1 – Estude desenho técnico (para maquete não precisa ser especialista).
2 – Estude um software de CAD 2D/3D.
3 – Estude um software de Render e Animação
4 – Estude um software de Edição de imagem e vetorização.

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