sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Animação de Câmeras, passeio virtual. Parte 1

Uma particularidade da Maquete eletrônica é o passeio virtual, é quando apresentamos o empreendimento animado como se alguém estivesse entrando em algum ambiente e verificando o mesmo, dai o nome passeio virtual.

A maneira de se fazer um passeio virtual é muito semelhante às filmagens de um filme, pois no final seu passeio virtual é um filme de curta duração, então temos a pergunta vou ter que saber fazer passeio virtual, sim, vai ter que saber o mínimo.

Normalmente o passeio virtual nos programas de 3D é feito com o auxilio de câmeras, que são posicionadas para gerar um tipo de visualização, dependendo do contrato ou negócio fechado para animação, várias câmeras serão necessárias para gerar um pequeno filme de passeio virtual, essa produção muitas vezes pode ser mais demorada do que a confecção da maquete eletrônica, porque vai requerer uma maquina mais “poderosa”, alguns escritórios tem um computador somente para este fim, o que não impede de um autônomo utilizar o de “casa” mesmo, aquele que faz tudo. Vale lembrar que uma boa placa de vídeo independente faz uma grande diferença nesta hora.

Os softwares de CAD também fazem este passeio virtual, são muito comuns à utilização dos estudantes para fins de treino, estes softwares não são ideais para este fim, pois seus recursos são bem limitados, mas dependendo do que se quer cumprem a função e por isso mesmo são muitos utilizados, se você quer algo mais, tais como uma porta se abrindo, ou um carro se movimentando de modo simples, então terá que utilizar um software mais apropriado.

O que esta envolvida na animação de câmeras? Programas de CAD e 3D profissional.

1 – escolha o que você quer ver.

2 – Crie um caminho para a câmera percorrer com uma linha tipo Spline.

3 – Posicione a câmera no inicio da linha, aponte o Target da câmera para o local a ser observado (câmera com Target), se sua câmera for tipo free (para programas de 3D profissional) ela não tem Target e não vai apontar para lugar nenhum, esta câmera free segue somente a linha criada, a outra também segue, mas fica observando um ponto fixo.

4 – Configure os parâmetros de animação e escolha o tipo de saída de vídeo que para um pequeno teste deve ser de 800x600 em modo aramado ou conceitual, todos os testes e verificação de posição e altura de câmera deve ser feito assim.

5 – Regule a altura da câmera em alguns programas de CAD basta levantar a Spline e sua câmera enxergara na altura da linha da Spline, pois a sua câmera deverá estar em link com a linha.

6 – E finalmente faça um teste em modo realista com 640x480 para ver como as texturas e a iluminação se comportam preste atenção no tempo de render, se for o caso aumente para 800x600 ou diminua para 320x240, sabendo que o teste final é de preferencia 800x600.


Na maioria dos passeios virtuais não é preciso muita coisa, e sim somente a câmera se movimentando, e o tempo é um fator chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário